quarta-feira, 6 de novembro de 2019
sexta-feira, 27 de setembro de 2019
Dia do Turismo - Trilha do Saber
Em comemoração ao Dia do Turismo, te convidamos para participar da "Trilha do Saber", uma oportunidade de ser turista na sua própria cidade!
Com intenção de fazer com que os ituanos, de nascimento ou de coração, também percorram o eixo histórico na companhia de um guia de turismo credenciado, tendo a oportunidade de conhecerem melhor o patrimônio local e a rica história do município.
A “Trilha do Saber” é realizada às terças-feiras, quartas e aos sábados das 9h às 12h e às quintas-feiras das 14h às 17h. O trajeto contempla a Casa Imperial, o Cruzeiro de São Francisco, a Fábrica São Luiz, a Igreja do Bom Jesus (Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus), o Museu da Energia, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Museu Republicano Convenção de Itu e a Igreja, Convento e Seminário Nossa Senhora do Carmo.
Os interessados podem se inscrever pelo link itu.sp.gov.br/inscrições/turis mo-na-cidade.
Participem!
quinta-feira, 26 de setembro de 2019
Protagonismo do turismo na geração de empregos é destaque na ABAV Expo
Mais de 26 mil profissionais, visitantes e expositores participam da 47ª edição da feira, que contou com a presença do ministro Marcelo Álvaro Antônio
- Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 12h49
- Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 14h28 Por Cecília Melo
Ministro Marcelo Álvaro Antônio discursa na 47ª edição da ABAV Expo, em São Paulo. Crédito: Roberto Castro/MTur
Os números impressionam: mais de 7 milhões de empregos e cerca de 8% do PIB vêm do turismo no Brasil. Nos sete primeiros meses de 2019, segundo dados do IBGE, atividades do setor registram alta de 3,2% e geraram 5,8% a mais de postos de trabalho em julho no país. Esses e outros dados foram destaque durante o primeiro dia da 47ª edição da ABAV Expo, maior feira nacional do ramo, aberta nesta quarta-feira (25), na capital paulista, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Em seu discurso, o ministro citou as principais conquistas do governo Jair Bolsonaro na área, como a isenção de vistos a países estratégicos e a chegada de empresas aéreas low costs. Marcelo Álvaro destacou o empenho do presidente pela superação de desafios no turismo. “O Brasil vive um novo momento sob a liderança do presidente Bolsonaro, que está determinado em melhorar o ambiente de negócios no país. O turismo pode e deve estar no centro da agenda econômica, talvez sendo a maior mola propulsora da geração de emprego e renda no Brasil”, reiterou o ministro.
Álvaro Antônio acrescentou que o Ministério do Turismo trabalha a organização de roteiros a exemplo do Jalapão (TO) e da Serra da Capivara (PI), com melhorias em infraestrutura, acesso e conectividade aérea. O órgão, completou o ministro, também atua para potencializar o turismo rodoviário, tendo como base as rotas do Programa Investe Turismo. “Queremos fazer pelo menos 30 terminais rodoviários de última geração e investir nos portos nacionais. Todo esse trabalho é uma agenda conjunta com outros ministérios, como o do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura”, explicou.
Já a presidente da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Magda Nassar, informou que as 2.300 entidades ligadas ao grupo faturaram R$ 31 bilhões em 2018. Além disso, cerca de 85% de todas as vendas de produtos e serviços turísticos foram realizadas por agências de viagens. “Tenho muito orgulho de ser uma agente de viagens e fazer parte de um segmento como o turismo, que gera 319 milhões de empregos e US$ 8,8 trilhões para a economia mundial. Nossa indústria merece mais atenção”, enfatizou a presidente.
Também presente, o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, observou que o desenvolvimento proporcionado pelo segmento envolve avanços econômicos e sociais. “O cidadão com emprego e oportunidade ocupa espaços fundamentais na sociedade. A pauta da atual gestão, conduzida pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, é a continuidade da pauta dessas pessoas aqui presentes, que pedem liberdade para trabalhar pelo Brasil”, enalteceu.
TOUR PELA ABAV
O ministro Marcelo Álvaro visitou espaços de promoção de diversos estados brasileiros no evento, como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Minas Gerais e São Paulo, este último anfitrião da feira. Álvaro Antônio encerrou o tour no estande do Ministério do Turismo, que se divide em quatro áreas temáticas: Atendimento, Destinos do Brasil, Experiências do Brasil e Sabores do Brasil.
O local, compartilhado por destinos e entidades parceiras do órgão, permite conhecer de forma detalhada os projetos da Pasta, a exemplo do apoio a obras de infraestrutura, do acesso a crédito e investimentos, além de parcerias público-privadas e acordos internacionais firmados pela atual gestão. Com o tema ‘Transforma: o Turismo pronto para novos desafios’, a feira segue até 27/09, quando será aberta ao público em geral.
segunda-feira, 2 de setembro de 2019
Novo Mapa do Turismo Brasileiro
Novo Mapa do Turismo Brasileiro compreende mais regiões turísticas do país
Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas foram validadas pelo Ministério do Turismo
- Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h51
- Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h40
Por Victor Alves
A pequena Timburi (SP), cercada pelos rios Paranapanema e Itararé, integra a região turística Angra Doce Paulista que foi contemplada no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Crédito: Qual Viagem
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a integração destes locais no novo Mapa do Turismo é fundamental para que a Pasta possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região. “Estamos num momento de virada para o turismo brasileiro e contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, finalizou.
Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, destacou que os novos critérios darão ao Ministério a oportunidade de trabalhar com foco na qualidade dos destinos e na melhoria dos serviços prestados aos turistas. “Em parceria com os estados e com o novo Mapa, vamos conseguir atuar com ações pontuais nestes municípios, para elevar o turismo brasileiro ao real patamar que lhe cabe, dando qualidade e boas experiências aos nossos visitantes”, complementou.
Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Conheça o Mapa do Turismo Brasileiro: https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=UB-iRu5BiHE
Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas foram validadas pelo Ministério do Turismo
- Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h51
- Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h40
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Novos embaixadores do Turismo
Bruno e Marrone são os novos embaixadores do Turismo
20/08/2019 17:58:00 | Larissa Faria
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, entregou o título de embaixadores do Turismo brasileiro para a dupla de música sertaneja Bruno e Marrone. O diploma do cargo foi assinado nesta terça (20), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
“Essa dupla é a mais nova representação da promoção e divulgação do Turismo no mundo. Tenho certeza que a nossa cultura será ainda mais difundida e mais turistas se interessarão pelo Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, entregou o título de embaixadores do Turismo brasileiro para a dupla de música sertaneja Bruno e Marrone. O diploma do cargo foi assinado nesta terça (20), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
“Essa dupla é a mais nova representação da promoção e divulgação do Turismo no mundo. Tenho certeza que a nossa cultura será ainda mais difundida e mais turistas se interessarão pelo Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
MINISTÉRIO DO TURISMO INFORMA:
Procura por destinos brasileiros cresce 30% no 1º semestre
Segundo estudo de uma agência de viagens online, os viajantes nacionais foram os que mais se interessaram pelo país
Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h49
Por Victor Alves
Capital paulista foi o destino mais procurado, segundo levantamento Crédito: Rogério Cassimiro/MTur
Os turistas nacionais e internacionais buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de viagens online, Expedia. De acordo com o estudo, entre janeiro e junho, a procura pelo Brasil cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período. Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.
Entre os destinos mais demandados estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A capital cearense foi a que mais cresceu em buscas no mesmo período e teve a maior duração média de permanência: 3 dias. O mês com maior demanda do exterior no país foi fevereiro.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é notória a vontade dos brasileiros em conhecer o próprio país. De acordo com ele, a Pasta está realizando ações focadas no turismo interno para que isso se concretize cada vez mais. “Isso é só o começo. Estamos trabalhando para que as viagens dentro do Brasil se tornem acessíveis aos brasileiros e que gere, além do prazer de conhecer outras culturas e lugares, emprego e renda para a população. Somos um país rico em turismo, mas que era tão pouco aproveitado. Podemos e vamos fazer muito mais”, pontuou.
De acordo com o levantamento, se observado o segundo trimestre de 2019 a procura foi ainda maior. O índice cresceu 35%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os brasileiros seguem como os que mais buscaram viagens nacionais: 8 em cada 10 foram para algum destino do país. As capitais paulista, carioca, paranaense e brasileira também foram as mais demandadas em abril, maio e junho.
AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO – O Ministério do Turismo tem trabalhado para tornar o setor de Viagens uma das principais molas propulsoras da economia. Em pouco mais de sete meses de governo, a atual gestão já investiu R$ 233 milhões em 410 obras de infraestrutura turística que levarão mais qualidade para os serviços turísticos dos destinos brasileiros. Além disso, a Pasta lançou o programa Investe Turismo, com investimentos de mais de R$ 200 milhões, para alavancar o desenvolvimento de 30 rotas turísticas espalhadas em todo o país.
Outra medida realizada nesta nova gestão foi a atração de novas empresas aéreas no mercado. A aposta é impulsionar a entrada de empresas estrangeiras para tornar o setor ainda mais acessível à população, com preços menores e uma diversidade de opções para viajar. A Air Europa foi a primeira a se instalar no país e já está autorizada a operar voos entre destinos nacionais. Outro exemplo é a chegada da low cost argentina Flybondi que incluiu o Brasil em sua estratégia de mercado e já vende bilhetes de Buenos Aires a duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Florianópolis.
Edição: Cecília Melo
Segundo estudo de uma agência de viagens online, os viajantes nacionais foram os que mais se interessaram pelo país
Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h49
Por Victor Alves
terça-feira, 23 de julho de 2019
COMTUR ITU - JULHO 2019
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITU/SP - COMTUR ITU - JULHO/19
ILI - INSTITUTO DO LEGISLATIVO ITUANO
Confira a ATA sobre a reunião aqui no blog em: ATAS - 2019 - ATA DA REUNIÃO - JULHO
quarta-feira, 3 de julho de 2019
ATENÇÃO - NOVA DATA DE REUNIÃO - COMTUR ITU - JULHO/2019
NOVA DATA - 16/07/19 - TERÇA - 17:00h - Sede do ILI - INSTITUTO DO LEGISLATIVO ITUANO - ITU-SP
END: Rua Paula Souza nº492 - Centro - Itu/SP
Tel: (11) 4403-9329
END: Rua Paula Souza nº492 - Centro - Itu/SP
Tel: (11) 4403-9329
quinta-feira, 27 de junho de 2019
sexta-feira, 14 de junho de 2019
COMTUR ITU - JUNHO 2019
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITU/SP - COMTUR ITU - JUNHO/19
SECRETARIA DE TURISMO,LAZER E EVENTOS
SECRETARIA DE TURISMO,LAZER E EVENTOS
Confira a ATA sobre a reunião aqui no blog em: ATAS - 2019 - ATA DA REUNIÃO - JUNHO
Ministério do Turismo informa:
Onze estados brasileiros registraram alta no número de turistas internacionais
Os dados fazem parte do Anuário Estatístico 2019, lançado nesta semana pelo Ministério do Turismo
- Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h28
- Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h07
Por Cecília Melo
Marco zero, em Recife. Pernambuco foi o estado com o maior crescimento de turistas estrangeiros em 2018. Crédito: Bruno Lima/MTur
Todas as regiões do país registraram estados em que a entrada de turistas estrangeiros cresceu. Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo demonstraram alta no número de viajantes internacionais em 2018. Os dados fazem parte do Anuário Estatístico do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo nesta semana, com base em informações da Polícia Federal. No cenário nacional, também houve crescimento de 0,5% em relação a 2017, com 32.606 turistas internacionais a mais em destinos brasileiros.
Pernambuco (45,7%), Minas Gerais (44,8%), Ceará (44,1%) e Amapá (31,2%) correspondem aos estados que mais registraram crescimento na chegada de turistas internacionais no ano passado, se comparado com 2017. Na linha de frente, São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,3 milhão) e Rio Grande do Sul (1,1 milhão) ainda permanecem como os principais portões de entrada dos estrangeiros no país.
Do Nordeste, Bahia e Pernambuco correspondem aos estados que mais tiveram crescimento nas chegadas de turistas de outros países. Na região Norte, Amazonas e Amapá são os destaques na demanda turística internacional. No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro; na região Sul, Rio Grande do Sul e Paraná; e no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os dados configuram um excelente termômetro para as ações que o Ministério vem implementando ao longo dos cincos meses de gestão. Este crescimento, fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro, demonstra um avanço na diversificação e qualificação da oferta turística de outros estados, melhorias na infraestrutura da região e ações de promoção.
“No fundo, o ponto central é a priorização do turismo brasileiro nos municípios e estados em uma gestão integrada e uniforme. Nesse sentido, vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país. O presidente Jair Bolsonaro tem colocado o setor de viagens no centro da agenda estratégica do Brasil e temos atacado gargalos históricos para o setor como a isenção do visto e a abertura do mercado às companhias aéreas internacionais. Tudo isso contribui para estes resultados”, ressalta o ministro.
MEIOS DE TRANSPORTE E PAÍSES DOS TURISTAS – O estudo também contemplou os principais países emissores de turistas estrangeiros para cada estado, além do meio de transporte mais utilizado. O modal aéreo ocupa a 1ª posição no Amazonas, Bahia, Ceará, DF, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte. Já o meio terrestre lidera as chegadas de viajantes estrangeiros no Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso do Sul. No segmento marítimo, Amapá aparece como o estado que mais contabiliza chegadas internacionais pelo meio fluvial.
Estados Unidos aparecem como um dos principais países emissores de turistas para os estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal e Minas Gerais. Já na América do Sul, Argentina ocupa a primeira posição na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Ainda sobre este recorte, os turistas do Peru e da Bolívia são os que mais visitam o Acre. França também está fortemente presente no Amapá, no Pará e no Ceará. A Venezuela aparece com um dos principais emissores no Amazonas e Roraima, por conta da proximidade de fronteiras, assim como acontece com Argentina e Paraguai no estado do Paraná e com a Bolívia e Paraguai no Mato Grosso do Sul.
Suriname aparece como um dos principais emissores no estado do Pará, única aparição do país. Na mesma leva, Chile está entre as nacionalidades que mais enviam turistas para o Rio de Janeiro e Santa Catarina; Portugal para a Bahia e Rio Grande do Norte, e a Itália para o Ceará e Pernambuco.
Edição: Darse Júnior
Ministério do Turismo informa:
Cresce o número de estrangeiros que visitam o Brasil para o lazer
Estudo do Ministério do Turismo apontou que índice subiu 14,6% nos últimos 4 anos
- Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 08h00
- Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h24
Por Victor Maciel
O número de turistas estrangeiros que procuraram o Brasil para descansar ou se divertir aumentou 14,6%, nos últimos 4 anos. O dado é do Estudo de Demanda Internacional 2018, divulgado nesta semana, pelo Ministério do Turismo. De acordo com o levantamento, em 2015, cerca de metade (51,3%) dos visitantes que chegaram ao país vieram com o intuito de conhecer as belezas naturais e culturais brasileiras. O percentual é menor do que o registrado no ano passado, quando 58,8% deles pousaram no Brasil com a mesma intenção.
O estudo trouxe ainda que, entre os tipos de lazer, o sol e as praias do país foram preferência de sete em cada 10 visitantes, no ano passado. Logo após, aparece o turismo de aventura, ecoturismo e natureza, sendo procurado por 16,3% dos entrevistados. A cultura brasileira também foi um dos principais motivos de viagem dos estrangeiros, representando 9,5% do interesse.
“O fórum econômico mundial já confirmou o nosso país como o primeiro do mundo em recursos naturais. O turismo de lazer é uma vocação natural do país, mas, para atingirmos as nossas metas, precisamos diversificar a nossa oferta e crescer bastante também no turismo de negócios, que reduz o efeito da sazonalidade no setor e ainda traz um visitante com nível de gasto mais elevado”, ponderou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A Argentina é o maior emissor de turistas que vêm ao país para aproveitar os momentos de lazer, com 86%. Ecoturismo é o segmento preferido dos japoneses que desembarcaram no Brasil a lazer (65,7%). Os percentuais de interesse em aproveitar a cultura brasileira nos dias que permaneceram no país são registrados na Holanda (32,3%), Reino Unido (30,8%) e Itália (29,4%).
Entre as cidades mais procuradas para o lazer, o Rio de Janeiro continua sendo o principal destino destes turistas, seguido por Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Armação dos Búzios (RJ) e São Paulo (SP). E as belezas naturais e culturais do país conquistaram a grande maioria desses turistas. Isso porque, 96,5% deles mostraram a intenção de retornar ao Brasil e conhecer cada vez mais os destinos brasileiros.
RECONHECIMENTO – E falando em lazer, dois dos mais conhecidos destinos brasileiros para curtir sol e mar foram eleitos, pelo site de viagens TripAdvisor, como as mais belas praias do mundo. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) e as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ) assumiram a 1ª e 12ª posição, respectivamente, em um ranking avaliado pelos internautas. As duas praias são destaques nos investimentos de ações de preservação, proteção da vida marinha e combinam visitação com a valorização da sustentabilidade do destino. Vale a pena conferir estas e outras belezas naturais do Brasil.
Edição: Darse Júnior
Estudo do Ministério do Turismo apontou que índice subiu 14,6% nos últimos 4 anos
- Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 08h00
- Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h24
Assinar:
Postagens (Atom)