sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ópera Curta apresenta "O Barbeiro de Sevilha" no 23º Festival de Artes

Foto: Sylvia Masini

A Cia. de Ópera Curta, programa de circulação de óperas, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo apresentará dentro da programação do 23º Festival de Artes de Itu, o espetáculo "O Barbeiro de Sevilha - a história contada e cantada da Ópera a Inútil Precaução", no dia 10 de julho (domingo), às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A entrada é gratuita 

O espetáculo é do compositor Gioachino Rossini, baseado na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. 

Nesta montagem, o Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto teatral. "O Barbeiro de Sevilha - a história contada e cantada da Ópera a Inútil Precaução" conta a história do Conde de Almaviva que se apaixonou por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado e as suas tentativas de aproximação. As primeiras falharam, pois o tutor da jovem - o Doutor Bartolo - ao notar as manobras do Conde, muda-se com ela para Sevilha, onde se passa a história.

O programa contempla a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda uma visão pouco convencional do libreto - texto dramatúrgico da ópera - baseado na história original.

A direção do espetáculo é assinada por Cleber Papa, a direção artística de Rosana Caramaschi e o responsável pela direção musical é Luís Gustavo Petri. Para Rosana, o importante em um espetáculo de ópera é que música e cena andem juntas. No caso do Ópera Curta, a música é ao vivo e acústica. "A formação musical é uma para cada espetáculo. Em alguns, como em O Barbeiro de Sevilha, a orquestra interage em cena com o elenco", afirma Rosana.

O Ópera Curta se utiliza da música original de cada ópera, mas com dramaturgia própria e inédita. Em quase cinco anos de existência, o programa já passou por diversas cidades do interior paulista - só em 2015 foram 37 municípios e mais de 13 mil pessoas. A temporada vai de março a outubro, sempre com entrada gratuita.

Serviço: 
Ópera Curta "O Barbeiro de Sevilha"
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Avenida Itu 400 Anos, nº 111, Itu Novo Centro - Itu/SP
Data: 10 de julho (domingo)
Horário: às 19h30
Entrada: Gratuita
Classificação: 12 anos
(11) 4886-9746 


Texto: Vitória Caleffo
Fonte: http://www.itu.com.br/eventos/noticia/opera-curta-apresenta-o-barbeiro-de-sevilha-no-festival-de-artes-20160705

Nenhum comentário:

Postar um comentário