terça-feira, 20 de setembro de 2016

Teatro Nósmesmos recebe a primeira peça internacional



Sinopse: 

Quatro histórias que se entrelaçam numa peça que traz aos espectadores de hoje, a experiência vivida por muitos portugueses às mãos da PIDE, durante os anos da ditadura. Uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano – esta é a proposta que fazemos ao espectador de hoje, às novas gerações que provavelmente terão dificuldade em compreender a sua real dimensão. Duas mulheres e dois homens: Georgina, Luís Moita, Conceição e Domingos, transitam durante sessenta minutos ante os nossos olhos, mas não são personagens teatrais, são personagens reais que testemunham através da emoção e da técnica de um grupo de actores, experiências por eles vividas e que nos chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família. 



Serviço:

Quinta-feira: 22/09 às 20h
Teatro Nósmesmos
Unicenter -Avenida Prudente de Moraes, 210 - Vila Nova - Itu/SP
(Antigo Unicine ao lado do Pão de Açucar)



Companhia: A Lendias d’Encantar

Foi fundada em Beja no ano de 1998 e desde então tem trabalhado na criação e produção teatrais, na formação, dinamização e programação cultural da região. Com uma forte componente de itinerância, a LdE tem apresentado o seu trabalho um pouco por todo o país e tem já algumas apresentações internacionais, nomeadamente em Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Com a abertura do Espaço Os Infantes a LdE chamou a si a responsabilidade de proporcionar uma programação cultural alternativa, dinâmica e eclética à população de Beja. Até agora o Espaço já foi palco de concertos, espectáculos de teatro, recitais de poesia, sala de cinema, espaço de conferências, galeria de arte, etc. Também por ter, finalmente, um espaço de trabalho, foi possível à estrutura tornar real o sonho de longa data: a organização de um festival internacional de teatro.

Em Março de 2014 decorre a primeira edição do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo com a participação de mais de meia centena de artistas, entre actores, músicos, encenadores, autores, etc. Foram mais de trinta sessões de espectáculos para todas as idades e contou com a participação de companhias profissionais de teatro da Colômbia, Uruguai, Brasil, Espanha e Cuba.

Como consequência directa da organização do FITA, a LdE estabelece uma série de parcerias com estruturas internacionais, nomeadamente com o Grupo Cena (Brasil) e com o Teatro Tierra (Colômbia) que assegura o convite para o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, para o Festival Internacional de Teatro de Cadiz e para o Festival Internacional de Teatro de Manizales. Neste último, o FITA/LdE, foi convidado a integrar a REDELAE – Red Euro-Latinoamericana de Festivales, sendo o único representante português de entre os vinte e seis festivais que integram a rede.




Nenhum comentário:

Postar um comentário