terça-feira, 18 de abril de 2017

Turismo e Transportes defendem aumento de cruzeiros no Brasil









Crédito: Roberto Castro/MTur




Desde a temporada 2010/2011, o Brasil vem registrando sucessivas quedas na movimentação turística pelos cruzeiros marítimos. De lá para cá, o número de navios despencou de 20 para 7, seguido da redução drástica no número de cruzeiristas que já chegou à marca de 800 mil turistas, mas nesta temporada atingirá, no máximo, 380 mil.


Para reverter este quadro, os ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Maurício Quintella, se reuniram na manhã desta quarta-feira (12) com representantes dos cruzeiros marítimos. O objetivo é traçar estratégias para melhorar a competitividade do setor no Brasil.


A ideia é atacar os gargalos que dificultam a operação dos navios na costa brasileira. “Este é um setor bastante dinâmico. Se não damos condições para os cruzeiros operarem, eles simplesmente vão para outros países. Com isso, perdemos turistas e a economia fica enfraquecida”, afirmou o ministro Marx Beltrão.


“Temos total interesse e vamos trabalhar juntos para melhorar as condições de operação dos cruzeiros no nosso país”, disse Quintella. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, segundo ele, tem trabalhado na melhoria da infraestrutura portuária do Brasil por meio de concessões e investimentos diretos.


De acordo com a Clia Abremar, entidade que representa o setor, cada navio gera, em média, 3 mil empregos. Com a queda de 20 para 7 embarcações, de acordo com a entidade, 39 mil empregos migraram do litoral brasileiro para outros destinos no mundo. “Quando vamos conversar com os responsáveis pelos mais de 475 navios que representamos para atraí-los para o Brasil, eles questionam se já melhoramos a infraestrutura e as condições de operação. Por isso, é importante trabalharmos juntos para resolver esses problemas”, comentou Marco Ferraz, presidente da entidade.


Marx Beltrão, Maurício Quintella e Marco Ferraz devem voltar a se reunir para aprofundar as discussões sobre as demandas do setor.






Fonte: http://www.turismo.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário