terça-feira, 6 de junho de 2017

Turismo paulista cresce com 20 Municípios de Interesse Turístico



O governador Geraldo Alckmin assinou, na tarde desta quarta-feira (31/05), na Assembleia Legislativa de São Paulo, leis que transformam 20 cidades paulistas em Municípios de Interesse Turístico, os MITs. “Trata-se de um importante momento que passa por uma legislação moderna para o desenvolvimento e a geração de emprego no Estado de São Paulo”, disse.

À frente de uma platéia lotada, o governador destacou que o turismo é um setor que gera 10% de todo o PIB de São Paulo e traz muitas oportunidades de renda, especialmente no setor de serviços. “Recebemos mais de 50 milhões de turistas por ano e três milhões de famílias paulistas já vivem do turismo. Esse número vai crescer muito com a abertura desses novos destinos e a multiplicação de pontos de atração de turistas”, afirmou Alckmin.

Os primeiros 20 Municípios de Interesse Turístico são: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí. Hoje, São Paulo possui 70 cidades com o título de estâncias, voltadas diretamente para o turismo. Até o final do ano, com a aprovação de todos os 140 MITs, como prevê a lei, o Estado de São Paulo vai ter quase um terço dos seus municípios voltados para o setor de turismo. Para o governador, “turismo é recepção, acolhimento, cultura, conhecimento, história, gastronomia e oportunidade de negócios, entre tantas possibilidades”.

Vale ressaltar que além do governador Alckmin, falaram sobre a importância do fomento do turismo para o estado paulista o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris; o vice-governador, Márcio França e, em nome dos MITs, o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sérgio Bianchi.

De acordo com o titular da Pasta estadual do Turismo, Laércio Benko, “os números do turismo no Estado de São Paulo são impressionantes, uma vez que movimentam até 56 setores da economia e é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. Isto porque o governo paulista acredita no turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico”. E continuou: “por isso, desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro, através do Fundo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), para 70 municípios estâncias, modelo que lhe possibilita estar na vanguarda do turismo nacional. Quase 1,2 bilhão de reais foram investidos em 1.461 convênios para obras e ações de interesse turístico entre 2011 e 2016”. 

Por Maristela Bignardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário