quarta-feira, 4 de maio de 2016

A grandeza do turismo em Itu é notícia no site da Secretaria Estadual de Turismo.


Veja a matéria na íntegra: 

A GRANDEZA DO TURISMO EM ITU

Turismo Religioso é um dos grandes atrativos de Itu / Foto: Divulgação

Com uma infinidade de atrativos o município de Itu, com uma população estimada em 163 mil habitantes (IBGE/2013), está entre as 70 estâncias turísticas de São Paulo e com seus 406 anos, reúne em seu território atrações de cunho histórico, religioso, ecológico, curioso, gastronômico e rural, atraindo os mais variados públicos durante todo o ano.

Recentemente, a cidade firmou convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria Estadual de Turismo, no valor de mais de três milhões de reais destinados à infraestrutura da avenida Ermelindo Maffei, contribuindo assim para o turismo de compras, uma vez que a área é reservada ao comércio local e regional.

Graças ao saudoso comediante Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, artista conhecido em todo Brasil, a estância de Itu ficou conhecida como a Capital dos Exageros. Em um programa de televisão, nos idos dos anos de 1960, Simplício, durante suas piadas, criou o mito de que em Itu tudo era grande. A partir disso, os turistas voltaram seus olhos para a cidade que, por sua vez, começou a comercializar objetos em tamanho gigante e colocou em sua praça central um telefone público enorme e um semáforo de proporções ampliadas.

Para as pessoas que gostam de história, nada como conhecer o rico patrimônio arquitetônico de Itu, o Berço da República, terra do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. Já os apreciadores do turismo religioso, é o destino perfeito, com belíssimas e seculares igrejas barrocas. Uma das facetas da importância cultural e do gosto dos ituanos pela tradição pode ser vista em diversos antiquários da cidade, em seus museus e no maior acervo de livros sobre o período republicano no País, a Biblioteca “Edgar Carone”, mantida pela Universidade de São Paulo.

Para os que gostam de atividades junto à natureza, a estância conta com a Estrada Parque, beirando o Rio Tietê, que se destaca como uma reserva de Mata Atlântica acrescida de atrações como campings, fazendas e uma gruta aberta à visitação. Há também o Parque Geológico do Varvito, que já atraiu mais de um milhão de visitantes desde 1995, graças aos paredões de rocha peculiar que lhe dão o nome. Em meio a tanta história, Itu ainda apresenta aos seus pequenos visitantes a Cidade da Criança e a Praça dos Exageros.

Vale ressaltar que Itu possui Conselho Municipal de Turismo que, segundo sua presidente Ana Paula Sbrissa, é uma entidade atuante em favor do setor. E muito em breve, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, lá estarão para consolidar um trabalho em conjunto com este Comtur.


Texto: Maristela Bignardi
Fonte: http://turismo.sp.gov.br/imprensa/noticias/3898-a-grandeza-do-turismo-em-itu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário