terça-feira, 7 de novembro de 2017

Anunciados vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade




Foto: Divulgação Braztoa



Com o apoio do Ministério do Turismo, a Braztoa anunciou, na noite desta segunda-feira (30), durante cerimônia realizada em Foz do Iguaçu (PR), os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018. A grande vencedora do prêmio Top Sustentabilidade foi a Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense. Como parte da premiação, o empreendimento ganhará um vídeo exclusivo, produzido e divulgado pelo Ministério do Turismo, além de uma bolsa de estudos de Pós-Graduação EAD – Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis do Senac-SP.


Entre os diferenciais apresentados pelo vencedor estão o reuso de água, a reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos condutores de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado. Além disso, a pousada tem fortes ações socioculturais. Todos os colaboradores são da região. A Piuval ainda é parceira do projeto guia mirim, que forma novos monitores de turismo no destino.


Ao participar da solenidade, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, destacou que o turismo sustentável pode contribuir para o mundo se tornar um lugar melhor para as futuras gerações. “Temos a missão institucional de unir os povos, preservar o meio ambiente e gerar empregos sustentáveis para a população”, ressaltou. Ele reafirmou a parceria entre o Ministério do Turismo e a Braztoa que se fortalece a cada ano. “Cumprimos o papel institucional de articular e estimular a iniciativa privada e os parceiros estratégicos da esfera pública a adotarem uma postura mais responsável calcada no tripé social, ambiental e econômico”, afirmou.


O secretário também destacou que o Ministério do Turismo faz questão de ajudar na divulgação dessas iniciativas com a criação de um site que aponta no mapa do Brasil os projetos participantes do Prêmio Braztoa. No local, o internauta encontra as informações de maneira simples e objetiva de onde estão os empreendimentos. Para esta edição foram inscritas 79 iniciativas, número recorde entre todas as edições da premiação.


Conheça os demais vencedores dentro de cada categoria:


Os vencedores nas demais categorias também vão receber consultoria do Senac. 
  • Associados Braztoa – BWT Operadora (PR) 
  • Agências de Viagem – Baluarte Pousada e Ecoturismo (MA) 
  • Resorts – Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) 
  • Parceiros do Turismo – Cataratas do Iguaçu S/A (PR) 
  • Projetos Inovadores – CEFET RJ / Petrópolis (RJ) 
  • Menção Honrosa Nacional - Estância Mimosa Ecoturismo S/A (MS) 
  • Menção Honrosa Internacional - Rain Forest Alliance 


SOBRE A PREMIAÇÃO - Desde 2012, o prêmio já reuniu mais de 200 iniciativas, sendo 56 delas premiadas. A disputa tem mobilizado empresas, prestadores de serviços e instituições de ensino em todas as regiões do Brasil.


Os vencedores são escolhidos por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como Organização Mundial do Turismo (OMT), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Ministério do Turismo.




Por: Geraldo Gurgel
Fonte: http://www.turismo.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário