domingo, 12 de novembro de 2017

Desburocratização impulsiona sustentabilidade do turismo, diz secretária do MTur



Na manhã desta sexta-feira (10), em Gramado (RS), a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, defendeu que o Brasil continue investindo em estratégias de desburocratização do setor privado em nome do crescimento sustentado do setor. A palestra ocorreu durante a abertura do Congresso da 29ª Feira Internacional de Turismo (Festuris).

“Não dá mais para falar de turismo como ‘potencial’, trata-se de uma atividade econômica que cresce acima da economia e por isso é uma oportunidade concreta de fazer o Brasil avançar”, destacou. Ela afirmou que com o trabalho intermitente, previsto na reforma trabalhista, só o setor de bares e restaurantes deve gerar cerca de dois milhões de novos postos de trabalho.

Crédito: Vanessa Sampaio/ MTur

Ela também fez comparações entre os países com as economias turísticas mais fortes do mundo. Na avaliação da secretária, países como a França, que hoje tem uma das economias mais competitivas em turismo, com quase 85 milhões de visitantes, devem ser vistos como exemplos. “Isso nos mostra que há gargalos que não podemos mais adiar. Um deles é a conectividade aérea, medida que estamos trabalhando de forma estrutural do plano Brasil + Turismo”, avaliou.

O Brasil + Turismo, pacote de medidas do governo federal para fortalecer e alavancar o setor no Brasil, prevê, entre outras ações, a ampliação das linhas regionais no país e também estuda a mudança da regulamentação de voos de férias, com intuito de desburocratizar o processo de modo a incluir 10 milhões de viajantes no mercado aéreo doméstico. Em países líderes do turismo mundial, como a Espanha, os voos de férias representam cerca de 30% de toda a movimentação turística interna. No Brasil, este percentual gira entorno de 5% por conta da burocracia.

Ainda durante sua fala, a secretária afirmou que o governo federal não mede esforços para consolidar o Turismo como política prioritária de Estado e que a modernização promovida pelo Brasil + Turismo abre portas para a ampliar a atratividade e a competitividade dos serviços e oferta turística do país. A meta do MTur, segundo ela, é quase dobrar o número de visitantes estrangeiros, saltando de 6,6 milhões para 12 milhões em 2022. “Esse resultado só pode ser alcançado com medidas como o visto eletrônico, que começa a ser liberado já em novembro, primeiro para australianos e depois para norte-americanos, canadenses e japoneses”.

Também participaram do painel de abertura do Congresso FESTURIS o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo.

29ª FESTURIS - A Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS) é um grande cenário preparado para negócios e debates sobre tendências de mercado do setor. Reúne cerca de 14 mil profissionais, empresários, estudantes, líderes públicos e delegações de governo de mais de 60 países. A cidade gaúcha sedia o festival desde 1989. Nesta edição, a área de exposições tem 22 mil metros², com 400 estandes e a presença de 2 mil marcas. As palestras do congresso são abertas ao público e a programação está disponível em www.festurisgramado.com.




Por: Vanessa Sampaio

Fonte: http://www.turismo.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário