quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Turismo é tema de homenagem na Câmara dos Deputados




Crédito: André Martins/ MTur

Uma sessão solene em homenagem aos dias nacional (08/05) e mundial do Turismo (27/09) reuniu parlamentares, representantes do Ministério do Turismo e do trade turístico nesta segunda-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi marcado pela defesa de ações para a superação de desafios no setor, de forma a permitir que o Brasil aproveite todo o seu potencial de desenvolvimento na área.

Representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, solicitou atenção a medidas do Brasil + Turismo, conjunto de ações para alavancar o setor de viagens, em tramitação na Câmara dos Deputados. “É o caso da nova Embratur, da atualização da Lei Geral do Turismo e da abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro. Esta Casa, que já contribui muito com a destinação de emendas ao turismo, está diante de uma das mais raras oportunidades de fortalecer o turismo”, apontou.

Alberto Alves ressaltou que as medidas em questão podem melhorar o ambiente de negócios, garantir o adequado posicionamento ante as transformações do setor, aprimorar a conectividade aérea e fortalecer a promoção do Brasil. O deputado Hildo Rocha, autor do requerimento de realização da sessão, elogiou o empenho do MTur por avanços. “Destaco os esforços do governo, através do Ministério, para fomentar o setor. O Brasil pode se transformar, em um prazo relativamente curto, em um importante destino mundial”, apostou.

Alberto Alves discursa na Câmara dos Deputados. Crédito: André Martins/ MTur

Já o deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, reiterou o apoio às medidas do Brasil + Turismo. “Apresentei um requerimento de urgência para que esses projetos sejam votados em plenário o mais rápido possível. O Brasil passa por uma de suas piores crises econômicas e, diante disso, algumas estratégias precisam ser implantadas ou aperfeiçoadas. O turismo é uma delas”, alegou.

O deputado Rômulo Gouveia, presidente da sessão, por sua vez, destacou o compromisso do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quanto à tramitação de matérias ligadas ao turismo. Participaram ainda do evento o coordenador-geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques; o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Walter Vasconcelos; o presidente do Conselho de Entidades da Confederação Nacional do Turismo, professor Mário Beni; o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Dilson Jatahy Junior, e o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, entre outros.

BRASIL + TURISMO - Lançado em abril deste ano pelo ministro Marx Beltrão, o plano reúne uma série de medidas do governo federal para impulsionar o setor. As ações têm como objetivo trazer soluções técnicas a gargalos históricos, elevar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar desenvolvimento regional e gerar emprego e renda.

Além das iniciativas que tramitam no Legislativo, o pacote envolve a emissão de vistos eletrônicos para turistas australianos, japoneses, americanos e canadenses; o melhor aproveitamento de áreas da União; qualificação profissional; a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro; o fortalecimento dos órgãos estaduais de Turismo; parceria com a ANTT na fiscalização do transporte turístico e apoio ao desenvolvimento de parques temáticos.

O conjunto de medidas reúne sugestões de integrantes da cadeia produtiva do turismo nacional e de entidades estrangeiras, a exemplo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC).

Por: André Martins
Fonte: http://www.turismo.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário