quarta-feira, 29 de junho de 2016

Museu da Energia tem ação promocional para o Roteiro dos Bandeirantes


Foto: Fernanda Morais

Desde o mês de maio, o Museu da Energia de Itu oferece entrada gratuita para os moradores das cidades que integram o “Roteiro dos Bandeirantes” (Araçariguama, Itu, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana do Parnaíba, São Roque e Tietê) e Sorocaba.

O objetivo da ação é ampliar o acesso dos moradores das cidades vizinhas a um dos principais núcleos museológicos da região e divulgar as ações culturais e educativas realizadas pelo Museu.

Para participar, o visitante deve apresentar um comprovante de residência (conta de energia ou gás) e um documento (RG). A isenção de pagamento de ingresso é válida para qualquer dia da semana.

Atualmente o Museu da Energia de Itu está com 3 exposições abertas ao público:

• "História, Energia e Cotidiano": remodela esse ano, é composta por objetos e imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, “História, Energia e Cotidiano” proporciona ao visitante observar como a energia elétrica determinou as intensas transformações do último século que influenciam, até hoje, o comportamento em sociedade, ao proporcionarem um estilo de vida repleto de conforto e praticidade.

• “Fontes e Chafarizes”: A mostra destaca a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos.

• "Os ituanos e a chegada da luz": realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos jornais locais do início do século passado.

Museu da Energia de Itu

É uma das unidades museológicas que integra a Rede Museu da Energia gerida pela Fundação Energia e Saneamento. O Museu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado no centro histórico da cidade. Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, a exposição abrange mais de cem anos de história.

Serviço:
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669. Centro. Itu/SP
(11) 4022-6832
itu@museudaenergia.org.br

Texto: Jéssica Ferrari
Fonte: http://www.itu.com.br/geral/noticia/museu-da-energia-tem-acao-promocional-para-o-roteiro-dos-bandeirantes-20160606

Nenhum comentário:

Postar um comentário