quinta-feira, 16 de junho de 2016

Turismo de aventura brasileiro ganha selo internacional de qualidade

A cavalgada está entre as atividades de turismo de aventura certificadas no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro (SP). Foto: divulgação/Hotel Fazenda Parque dos Sonhos



Os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos localizados em Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG) respectivamente, obtiveram a certificação internacional NBR ISO 21101 para atividades de turismo de aventura. Estes são os primeiros estabelecimentos brasileiros a obterem este tipo de certificação e um dos primeiros do mundo.

Para o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, a certificação contempla as atividades de cavalgada, tirolesa e arvorismo. Já para o Parque dos Sonhos estão contempladas, além dessas, as atividades de rapel e boia cross. Segundo a administração dos hotéis, cerca de 78 mil pessoas por ano fazem essas atividades nas duas empresas.

Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a conquista reforça a posição do país como um dos principais destinos do turismo de aventura. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o primeiro colocado no mundo em recursos naturais.

As certificações ISO levam em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços, mas toda a cadeia produtiva. Das empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura às operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos como capacetes, cordas, caiaques e mosquetões.


Construção coletiva

A conquista da certificação internacional reforça o posicionamento do Brasil como protagonista no cenário internacional do turismo de aventura. A ABNT NBR ISO 21101 foi desenvolvida com base na expertise dos empresários brasileiros e substituiu, em 2014, a ABNT NBR 15331, para alinhar o padrão do país aos requisitos internacionais de gestão da segurança.

Evandro Schütz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), afirma que a certificação ISO dos hotéis Campo e Parque dos Sonhos é o marco principal de uma construção coletiva que começou há mais de 10 anos, com a participação do Ministério do Turismo, de empresários do setor, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “É a prova de que, naquela época o Brasil escolheu o caminho certo e agora provou que com a mobilização do setor é possível transformar o país no maior destino de aventura do planeta”, diz Schütz.

Os dois estabelecimentos também contam com a certificação ABNT NBR 9050 para hotéis adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora, estão em processo de obtenção do certificado ABNT NBR 15401 de sustentabilidade.


Texto: Gustavo Henrique Braga
Fonte: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6360-turismo-de-aventura-brasileiro-ganha-selo-internacional-de-qualidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário